terça-feira, 2 de outubro de 2012

TRE DEFINE ATUAÇÃO DE EXÉRCITO EM VARIAS CIDADE DO ESTADO DO RIO


TRE define atuação do Exército e Marinha em municípios do Rio

Arquivo / Ururau
Cidades do interior só terão tropas no domingo de votação

mais
 menosCidades do interior só terão tropas no domingo de votação
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TER/RJ) já definiu as datas e atuação dos aproximadamente três mil militares do Exército e da Marinha no estado. A atuação das tropas nas ruas da capital começou nesta segunda-feira (01/10). Já as cidades do interior como Campos, Macaé, Rio das Ostras receberão o reforço na segurança só no domingo (07/10). Também terá presença de militares em São Gonçalo, na região Metropolitana, em Cabo Frio, na região dos Lagos, além de Itaboraí e Magé, na Baixada Fluminense.  
A participação do exército nas eleições em Campos teve início em 2004, quando Arnaldo Vianna foi afastado do cargo e em seu lugar assumiu o então vice Geraldo Pudim, que permaneceu pouco tempo na chefia do Executivo, com o retorno de Arnaldo Vianna. 
O feito se repetiu em 2006, quando o pleito foi disputado por Geraldo Pudim e Carlos Alberto Campista, que apoiado por Arnaldo Vianna, venceu, mas ficou no cargo apenas por quatro meses, com a decisão da Justiça na cassação de Campista por abuso de poder político e econômico, fazendo com que o então presidente da Câmara, Alexandre Mocaiber, assumisse interinamente a Prefeitura.  
Mais tarde, uma eleição suplementar teve de ser feita e Alexandre Mocaiber foi eleito. Ele foi afastado do cargo por nova decisão da Justiça, com graves denúncias de corrupção no governo. Em seu lugar, assumiu o vice-prefeito, Roberto Henriques, que permaneceu no cargo por 47 dias. Mocaiber retornou e exerceu o mandato até o final, em dezembro de 2008.
Em 2008, Rosinha Garotinho e Arnaldo Vianna se confrontaram nas urnas e Rosinha foi eleita, tendo ainda Arnaldo sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, o que provocou a anulação dos mais de 100 mil votos recebidos por ele. 
Para o pleito de 2012, a atual prefeita Rosinha Garotinho (PR), enfrenta Arnaldo Vianna (PDT), Erick Schunk (PSOL), José Geraldo (PRP) e Makhoul Moussallen (PT). Na disputa para as 25 vagas da Câmara Municipal, estão 654 candidatos.  
NAS RUAS DO RIO Nesta segunda-feira (01/10), as Forças Armadas iniciaram uma série de operações em comunidades do Rio de Janeiro, visando ao primeiro turno das eleições municipais. A primeira favela que recebeu a ação do Exército foi Gardênia Azul, na zona oeste da cidade, controlada por uma milícia.
À tarde, o Exército ocupou as ruas da favela do Muquiço, também na zona oeste da cidade, e a Marinha entrou na favela Fogo Cruzado, no Complexo da Maré, na zona norte da cidade. Vinte e oito favelas da cidade do Rio receberão ações do Exército desta segunda-feira até sábado (06/10), a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Ao todo, mil militares da Marinha estarão no Conjunto de Favelas da Maré, subúrbio do Rio.   
Na terça-feira (02/10), os militares do Exército seguirão para Piraquê, Vila Sapê, Vila Vintém e Vila Cosmos; quarta-feira (03/10) para as regiões do Terreirão, Rio das Pedras, Vila Kennedy e Barbante; na quinta-feira, Anil, Tirol, Antares, Minha Deusa; sexta para Muzema, Jardim Maravilha, Coreia e Carobinha; e sábado, ás vésperas da eleição, Covanca, Caxangá, Sapo e Fumacê.
Além de atuarem na segurança da população, os militares da Marinha e Exército ficarão dispostas no entorno dos locais de votação para combater a boca de urna.
CENTRAL TELEFÔNICAQuem tiver dúvidas relativas às eleições podem ligar para o telefone (21) 2544-0007. Criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), o serviço terá 10 atendentes e funcionará de 11h às 19h de segunda a sexta-feira, e de 8h às 19h no sábado e no domingo, dia das eleições. As ligações podem ser realizadas de todo o estado. As denúncias sobre irregularidades devem continuar sendo feitas pelo Disque-Denúncia Eleitoral, no telefone (21) 2524-0404.

Redação / Assessorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário