sexta-feira, 19 de outubro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NESTE SÁBADO A ZERO HORA


Horário de verão começa neste sábado em grande parte do país

O Horário de verão entra em vigor às 00h deste domingo. O relógio deverá ser adiantado em uma hora. A alteração acontece nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, exceto o estado da Bahia, que decidiu não aderir o horário de verão devido ao alto índice de rejeição da população. De acordo com o Governo Federal, a alteração no horário representa uma economia de entre 5% e 5,5 % no consumo de energia durante o horário de pico, que é de 18 às 21h. O horário de verão vai até o dia 17 de fevereiro de 2013.
O objetivo da mudança é o maior aproveitamento da iluminação natural, proporcionando a queda da demanda em função do deslocamento da carga no período mais crítico do dia. Com o dia mais longo, este período divide opiniões. Para o estudante Guilherme Terra Abreu, de 19 anos, o horário de verão garante um melhor aproveitamento do dia.

— Particularmente, gosto do horário de verão. Além do seu propósito, que é a economia de energia, temos a opção de aproveitarmos mais o dia. Quando chegamos do trabalho, por exemplo, ainda está de dia. Para viajar também é melhor, quem viaja na sexta-feira à tarde, pega estrada estando ainda dia. Dá até para aproveitar mais — disse.

Já a professora Maria Cristina Guedes, de 27 anos não se agrada com o adiantamento no horário. “Fico confusa com essa troca de horário, minha rotina fica completamente alterada, todo ano tenho dificuldade em me adaptar, principalmente pelo fato de demorar a anoitecer e quando começo a me acostumar, o horário volta ao normal”, comentou.

Segundo avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a aplicação do horário de verão representa economia de R$ 280 milhões no período 2012-2013. A previsão diz respeito à contratação de valores nas usinas geradoras termelétricas e é mantida mesmo após recuo do governo estadual da Bahia.

A concessionária de energia elétrica Ampla disponibiliza no site da empresa (www.ampla.com) dicas para incentivar a população ao consumo eficiente de energia, como por exemplo: Acostumar-se a aproveitar a luz natural durante o dia, dar preferência para lâmpadas fluorescentes, não ligar muitos aparelhos na mesma tomada com uso de benjamins, verificar as condições das instalações elétricas periodicamente e outros. Além disso, a concessionária também orienta aos consumidores com dicas para uso de eletrodomésticos de forma econômica.
Bianca Alonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário